Timbre

 

Cogead

Coordenação – Geral de Administração

 

 

Título:

 

Conciliar Contas de Fornecedores

GESTOR DO DOCUMENTO

Defin/Secon/Sarec

 

CÓDIGO DO PROCEDIMENTO

RMP 020003210/005

 

 

Nome do responsável pela elaboração

 

Maria Lara

 

 Nome do responsável pela revisão

 

Jaqueline do Nascimento

 

 Nome do responsável pela validação

 

Roberto Viana Pereira

 

 Nome do responsável pela aprovação

 

Maria de Lourdes Ferraz Heleodoro

 

 

VIgência: DOIS ANOS

VERsão:

04/2023

 

Histórico de Revisões

N° da Versão

Descrição e/ou itens alterados

00

Criação do processo.

01

Processo passou do QPR para o Bizagi.

02

Revisão do processo (metodologia e atividades).

03

Foi realizada a alteração do documento para o novo modelo da Cogead e todo o processo foi reestruturado.

04

Item 2.1.2 alterada redação para melhor compreensão e incluído as contas siafi que estavam no item 2.1.8;

excluído o item 2.1.4 desvio exclusivo e 2.1.5 processo finalizado, sendo os outros itens numerados a partir destes;

item 2.1.6 foi renomeado para 2.1.4 com alteração de redação para melhor compreensão e excluído o tópico exemplo;

item 2.1.7 foi renomeado para 2.1.5 com alteração da redação para maior compreensão e incluído duas observações;

item 2.1.8 foi excluído;

item 2.1.9 foi renomeado para 2.1.6 com o título Encaminhar resposta, tendo sua redação alterada para melhor compreensão, alterado saída de memorando para e-mail;

itens 2.1.10, 2.1.11, 2.1.12, 2.1.13,2.1.14, 2.1.15 foram excluídos;

item 2.1.16 foi renomeado para 2.1.7 processo finalizado com substituição de cancelamento para regularização;

item 2.3 alteração de unidades Fiocruz para SEOR e SETES;

item 3 excluído nota de lançamento e documento hábil e incluído planilha de controle com armazenamento em pasta rede, proteção de acesso restrito/ pessoas autorizadas e recuperação título/ ano.

 

 

 

Sumário

 

1 Identificação

2 Elementos do processo

2.1 Itens do fluxograma

2.1.1 Monitoramento Periódico

2.1.2 Consultar Contas Contábeis UG 20 no Conrazão

2.1.3 Elaborar Planilha de controle

2.1.4  Analisar saldo

2.1.5  Analisar solicitação

2.1.6 Enviar resposta

2.1.7 Processo finalizado

2.1.9 Acessar Sistema Siafi

2.1.9 Encaminhar resposta

2.1.10 Processo finalizado

2.2 Atores

2.3 Áreas de Interação

3 Registros

4 Anexos

 

 

Identificação

 

Processo:

Analisar e controlar a execução contábil e patrimonial

 

Subprocesso:

Conciliar Conta de Fornecedores

 

Responsáveis:

Defin/Secon/Sarec

Defin/Secon

 

Clientes:

Unidades Fiocruz

 

Regras do negócio:

Não aplicável.

 

Elementos do processo

 

2.1 Itens do fluxograma

2.1.1 Monitoramento Periódico

O processo inicia-se com o monitoramento das contas dos fornecedores.

 

2.1.2 Consultar Contas Contábeis UG 20 no Conrazão

O analista fiscal deve acessar o sistema SIAFI preto na função >conrazão para verificar o saldo existente aberto a mais de 30 dias, nas seguintes contas contábeis.

Contas contábeis:

1 - 213110400 - Contas a pagar credores nacionais;

2 - 213120400 - Contas a pagar credores nacionais intra;

3 - 213140400 - Contas a pagar credores nacionais interestadual;

4- 213150400 - Contas a pagar credores nacionais intermunicipais;

5 - 213210400 - Contas a pagar credores estrangeiros;

6 - 63120000 - RP não processados a liquidar em liquidação;

7- 632100000 - RP processados a pagar.

OBS: Os itens 6 e 7 se referem a contas de restos a pagar.

 

2.1.3 Elaborar Planilha de controle

O analista fiscal deve elaborar uma planilha de controle de fornecedores constando as seguintes informações:

- Data que foi gerada a apropriação;

- Documento hábil (Nota de Sistema - NS e/ou Nota de Empenho - NE);

- Unidade Gestora (UG);

- Razão social da empresa;

- CNPJ;

- Valor e situação do saldo. 

 

2.1.4 Analisar saldo

O analista fiscal deve verificar o saldo aberto a mais de 30 dias, solicitar esclarecimentos ao Serviço de Tesouraria (Setes) por e-mail e aguardar a resposta.

 

2.1.5 Analisar solicitação

A equipe do Serviço de Tesouraria (Setes) analisa a solicitação de pedido de esclarecimentos.

 

2.1.6  Enviar resposta

A equipe do Serviço de Tesouraria (Setes) retorna através de e-mail resposta com os esclarecimentos levantados.

 

2.1.7 Processo finalizado

O processo finaliza com o envio do email para a equipe do Secon/Sarec.

 

2.1.8 Acessar Sistema Siafi

Com o retorno da resposta, o analista fiscal deve acessar o sistema Siafi para realizar a regularização (quando necessário).

OBS: Para saldos listados nas contas do item 2.1.2, de 1 ao 5, a regularização é de responsabilidade do Serviço de Orçamentação (Seor), no caso de exercício vigente.

OBS: Se o saldo se referir a exercícios anteriores, a regularização de todas as contas listadas no item 2.1.2 é de responsabilidade da Sarec, com exceção da conta 6.

 

2.1.9 Encaminhar resposta

O analista fiscal deve enviar e-mail informando a regularização do saldo ao Serviço de Tesouraria (Setes).

 

2.1.10 Processo finalizado

O processo finaliza-se com a informação da regularização do saldo enviada por e-mail.

 

2.2 Atores

Analista fiscal

Equipe do Serviço de Tesouraria (Setes)

Equipe do Serviço de Orçamentação (Seor)

 

2.3 Áreas de Interação

SETES - Realiza o pagamento e analisa o saldo.

SEOR - Realiza o cancelamento das contas dentro do exercício e da conta RP: 63120000.

Registros

Tabela I - Registros

 

Armazenamento

Proteção

Recuperação

Código de classificação

Tempo de retenção

Disposição

Planilha de Controle

Pasta Rede

Acesso restrito /Pessoas autorizadas

Título/Ano

 

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação

 

Anexos

Anexo I - Fluxograma Conciliar Contas de Fornecedores.

                                   


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria da Conceição da Costa Lara, Prestador(a) de Serviços, em 12/06/2023, às 10:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por JAQUELINE DO NASCIMENTO, Prestador(a) de Serviço, CPF: 116.297.747-74, em 27/06/2023, às 20:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Roberto Viana Pereira, Chefe do Serviço de Contabilidade, em 28/06/2023, às 09:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por MARIA DE LOURDES FERRAZ HELEODORO, Chefe do Departamento Econômico e Financeiro, em 28/06/2023, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.fiocruz.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2176138 e o código CRC 808B2A8A.



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Referência: Processo nº 25380.003782/2022-56                                                                                                                                                     

SEI nº 2176138