Cogead
Coordenação – Geral de Administração
TÍTULO: Tratar Apontamentos Audin/Fiocruz |
GESTOR DO DOCUMENTO Degias/Ageplan |
CÓDIGO DO PROCEDIMENTO POP 020001410/002 |
Nome do responsável pela elaboração Aline Guimarães da Silva |
Nome do responsável pela revisão Cláudia Simone Pinto da Silva |
Nome do responsável pela validação Osvaldo Luiz de Oliveira Raymundo |
Nome do responsável pela aprovação Flávia Silva |
VIGÊNCIA: DOIS ANOS |
VERSÃO: 01/2022 |
HISTÓRICO DE REVISÕES |
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N° da versão |
Descrição e/ou itens alterados |
00 |
Criação do documento |
01 |
Foi alterado o objetivo do procedimento - Item 1; Foi excluída a sigla "Órgão de Controle Externo - Órgãos responsáveis pela fiscalização dos gastos públicos" e foi incluída a sigla "SEI - Sistema Eletrônico de Informações" - Item 5; Item 6 alterado o nome para "Autoridades e responsabilidades" e atualizada as responsabilidades da COGEAD; Foram alterados os métodos de recebimento, encaminhamento, tratamento, envio de resposta e acompanhamento dos apontamentos na unidade - Itens 7.1, 7.2, 7.3, 7.4, 7.5, 7.6, 7.7; Item 7.8 alterado o nome para "Monitorar o prazo de resposta" e a descrição atualizada; Foi inserido o item 7.9 - Indicador; Foi excluído o registro "Formulário de Tratamento" da Tabela I - Registros - Item 8; Foi excluído o Anexo II - Formulário de Tratamento - Item 9 |
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Sumário
1 Objetivo
2 Documentos de Referência
3 Documentos Complementares
4 Campo de aplicação
5 Sigla e definições
6 Responsabilidades
7 Descrição
7.1 Premissas
7.2 Receber apontamentos da auditoria
7.3 Encaminhar Apontamentos
7.4 Tratar apontamentos
7.5 Enviar Minuta de resposta
7.6 Enviar respostas à Audin
7.7 Acompanhar apontamentos
7.8 Monitorar o prazo de resposta
7.9 Indicador
8 Registros
9 Anexos
1 Objetivo
Estabelecer diretrizes para o tratamento dos apontamentos de auditoria recebido da Audin/Fiocruz visando a obtenção de uma resposta satisfatória, bem como a redução, por meio do monitoramento dos responsáveis de cada Departamento ou erradicação do cometimento de falhas e impropriedades da Gestão da Cogead.
Regimento Interno da Fiocruz - Disponível em intranet da Audin/Fiocruz: https://intranet.fiocruz.br/ger_arquivo/arquivos/727a3.pdf;
Manual de Auditoria Interna da Fiocruz - Disponível na intranet da Audin/Fiocruz: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/portaria_258-2016-pr_-_aprova_manual_da_audin.pdf;
PG 020001420/002 – Tratamento de Anomalias.
Este procedimento aplica-se a todas as áreas da Cogead.
Ageplan – Assessoria de Gestão Estratégica e Planejamento;
Cogead – Coordenação Geral de Administração;
Degias – Departamento de Gestão da Informação e Assessorias;
Audin – Auditoria Interna da Fiocruz;
Apontamentos – Ação de apontar;
Erradicação – Ato de eliminar ou extirpar;
Cometimento – Ato ou efeito de cometer;
Impropriedades – Estado ou particularidade do que é impróprio; inconveniência;
Gestão – Ato ou efeito de gerir; administração, gerência;
SEI - Sistema Eletrônico de Informações;
6 Autoridades e responsabilidades
COGEAD – Responsável por responder de forma satisfatória os apontamentos encaminhados pela Audin/Fiocruz;
Degias / Ageplan – Responsável pelo recebimento, o encaminhamento e o controle dos prazos de resposta dos apontamentos da Audin/Fiocruz;
Áreas da Cogead – Responsável por tratar e responder os apontamentos dentro do prazo estipulado pela AGEPLAN/COGEAD;
Os apontamentos de Auditoria, que dizem respeito aos serviços prestados pela COGEAD, são direcionados a Unidade pela Auditoria Interna da Fiocruz através de Ofício no processo SEI.
7.2 Receber apontamentos da auditoria
A Auditoria Interna da Fiocruz, encaminha para Coordenação da Cogead os apontamentos identificados na Unidade por meio de Ofício no Processo SEI. Ao receber essa solicitação encaminha à Assessoria de Planejamento Estratégico – Ageplan que deve identificar e controlar o prazo do atendimento e direcionar o apontamento à área responsável para elaboração da resposta.
Os apontamentos de auditoria recebidos na Ageplan são catalogados na planilha de Acompanhamento de Prazos das Respostas – Anexo I e posteriormente encaminhados, por despacho dentro do sistema SEI, às áreas responsáveis para análise e resposta no prazo fixado para o atendimento.
As áreas responsáveis devem analisar internamente e tratar os apontamentos recebidos pela Auditoria Interna, por meio da Planilha Controle de Tratamento - Anexo II disponibilizado em pasta de rede, caminho: I/DIRAD/AUDITORIA e posteriormente elaborar e encaminhar as respostas por meio de despacho no sistema SEI à Ageplan no prazo fixado.
Após o recebimento da resposta, a Ageplan prepara a Minuta de Ofício e encaminha no SEI, via bloco de assinatura, para análise e validação da Coordenação da Cogead. Cabe a Coordenação da Unidade averiguar se a reposta encaminhada pelo responsável está de acordo com os apontamentos. Caso julgue necessário poderá solicitar que a área elabore uma nova resposta.
Após validação por parte da Coordenação da Cogead, a respeito da Minuta de Ofício encaminhada pela Ageplan, cabe a Coordenação da Unidade enviar o Ofício à Audin/Fiocruz dentro do prazo estipulado via processo SEI.
Após resposta à Audin/Fiocruz os responsáveis das áreas da Cogead devem acompanhar a execução das ações informadas na resposta à auditoria, bem como, manter a Ageplan atualizada sobre o andamento do atendimento do pleito, para isto deverá utilizar a Planilha de Controle de Tratamento - Anexo II disponibilizado na pasta de rede, caminho: I/DIRAD/AUDITORIA, para atualização trimestral pelos representantes de cada Departamento.
7.8 Monitorar o prazo de resposta
Caso a área não encaminhe a resposta no prazo estabelecido caberá a Ageplan/Cogead abrir um FTA – Formulário de Tratamento de Anomalias, conforme diretriz do PG 020001420/002 – Tratamento de Anomalias, com auxílio da Agequali.
Auditorias respondidas fora do prazo
Tabela I – Registros
Identificação |
Armazenamento |
Proteção |
Recuperação |
Código de classificação |
Tempo de retenção |
Disposição |
Acompanhamento de Prazos das respostas |
Pasta de Rede da área |
Login, senha e backup de rede |
Ano |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido |
Tempo de retenção associado a sua classificação |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação. |
Planilha de Controle de Tratamento |
Pasta de Rede da área |
Login, senha e backup de rede |
Ano |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido |
Tempo de retenção associado a sua classificação |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação. |
Anexo I - Planilha de Acompanhamento de Prazos das respostas;
Anexo II - Planilha de Controle de Tratamento.
| Documento assinado eletronicamente por Aline Guimarães da Silva, Prestador(a) de Serviços, em 21/09/2022, às 15:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por CLAUDIA SIMONE PINTO DA SILVA, Prestador(a) de Serviços, em 21/09/2022, às 15:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por OSVALDO LUIZ DE OLIVEIRA RAYMUNDO, Chefe do Departamento de Gestão da Informação Administrativa e Assessoria, em 21/09/2022, às 15:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por FLAVIA SILVA, Coordenador(ª) Geral de Administração, em 21/09/2022, às 16:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.fiocruz.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2085387 e o código CRC FEA35E08. |
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Referência: Processo nº 25380.001787/2022-44 | SEI nº 2085387 |