Cogead
Coordenação – Geral de Administração
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GESTOR DO DOCUMENTO DECOM/SEAC |
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CÓDIGO DO PROCEDIMENTO RMP 020005100/003 |
Nome do responsável pela elaboração Lorenzo Theodoro Borges |
Nome do responsável pela revisão Renato Tristão dos Santos |
Nome do responsável pela validação Alex Lima de Carvalho |
Nome do responsável pela aprovação Alex Lima de Carvalho |
VIgência: DOIS ANOS |
VERsão: 04/2022 |
Histórico de Revisões |
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N° da Versão |
Descrição e/ou itens alterados |
00 |
Criação do processo. |
01 |
Processo passou do QPR para o Bizagi |
02 |
Revisão do Processo (metodologia e atividades). |
03 |
Revisão do Processo (atividades) - Inclusão do fluxo inexigibilidade. |
04 |
Atualização do modelo de procedimento utilizado para Relatório de Mapeamento de Processos; A Seção de Gestão de Processos (SEGEP) foi retirada do processo, devido a extinção da seção; A Gestão de Contratos (GESCON) teve suas atribuições transferidas ao atual Serviço de Formalização de Contratos; Item 1 - Alteração do Processo de Gestão de Compras para Gerir Compras; Retirada a Lei nº 8.666/1993 das regras de negócio e incluídas a lei nº 14.133/2021 e a Instrução Normativa nº 67/2021; Item 2 - Atualização do sistema SGA para SGA Compras; O itens relacionados a etapa de verificação de viabilidade de adesão por ata foram substituídos pelo subprocesso "Verificar Viabilidade de Adesão por Ata", que refere-se ao RMP 020005100/001 - Aderir por Ata; Foram alterados os valores estimados para haver possibilidade de compra por dispensa de licitação, conforme Lei 14.133/2021; Item 2.1.6 - Alteração do descritivo, citando a Instrução Normativa nº 65/2021 para realização de pesquisa de preço para compor preço estimado; Item 2.1.11 - Alteração no desvio exclusivo, passando de dispensa/inexigibilidade até 8 mil reais ou dispensa/inexigibilidade acima de 8 mil reais com obrigação futura para dispensa a pronta-entrega ou inexigibilidade ou dispensa com obrigação futura; Item 2.1.12 - A necessidade de elaboração de minuta de contrato ou documento instrumento hábil passou a ser para processos de contratação/aquisição através de dispensa com obrigação futura ou inexigibilidade; Item 2.1.14 - Alteração do título da atividade de analisar apontamentos para analisar resposta; Item 2.1.15 - Inserção de desvio exclusivo baseado na resposta da Procuradoria Federal, podendo ser não há apontamento, há apontamento ao SEAC, há apontamento ao requisitante; Item 2.1.23 - Alteração do timer de aguardar regularização do fornecedor para aguardar 5 dias; Item 2.1.25 - Inserção da atividade selecionar novo fornecedor, caso continue a irregularidade; Item 2.1.27 - Alteração da atividade enviar para empenho para o subprocesso Empenhar, desempenhado pela Seção de Orçamento (DEFIN/SEOR); Item 2.1.30 - Alteração do desvio exclusivo de processo de compras até 8 mil reais/compras acima de 8 mil reais de pronta entrega com prazo até 30 dias (não possuem contrato) ou Processo de compras acima de 8 mil reais e com obrigação futura (possuem contrato) para possui contrato ou não possui contrato; Item 2.1.37 - Alteração da atividade enviar processo ao GESCON para formalização de contrato pra o subprocesso Formalizar Contratos, desempenhado pelo Serviço de Formalização de Contratos (DECOM/SEFCON); Item 2.2 - Alteração dos atores, retirando Analista de Gestão de Saúde e incluindo o DEFIN/SEOR e o DECOM/SEFCON; Item 3 - Inserção da Tabela I - Registros; Item 4 - Alteração no Anexo I - Fluxograma do Processo Realizar Contratação / Aquisição Através de Dispensa ou Inexigibilidade. |
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Sumário
Relacionar somente o número do item e o título correspondente. Não deve conter numeração de página. Por se tratar de um documento elaborado no Sistema Eletrônico de Informação – SEI, este não enumera páginas.
Processo:
Gerir Compras;
Subprocesso:
Realizar contratação/aquisição através de dispensa ou inexigibilidade;
Responsáveis:
Requisitantes;
Procuradoria Federal (PF);
Serviço de Administração de Compras (SEAC);
Seção de Compras Especializadas (SEAC/SECOMP);
Setor de Análise de Mercado (SEAC/SEANAM);
Setor Operacional de Compras (SEAC/SEOPEC);
Serviço de Orçamentação (DEFIN/SEOR);
Serviço de Formalização de Contratos (DECOM/SEFCON).
Clientes:
Requisitantes.
Regras do negócio:
Lei N°8.666/1993 – Lei Geral de Licitações e Contratações Públicas.
Portaria 013/2014 - Define diretrizes para orientar a gestão de compras nacionais e internacionais da Diretoria de Administração;
Lei nº 14.133/2021 - Lei de Licitações e Contratos Administrativos;
Instrução Normativa nº 67/2021 – Institui o Sistema de Dispensa Eletrônica.
2.1.1 Pedido de Compras
O Pedido de Compras é aberto no SGA Compras pelo requisitante, ele que dará início ao processo.
Entrada: Pedido no SGA.
2.1.2 Verificar Viabilidade de Adesão por Ata
O SEAC Verificar a viabilidade de Adesão por Ata, segundo o Subprocesso Aderir por Ata (RMP 020005100/001).
2.1.3 Desvio exclusivo
Item que indica mais de um caminho a seguir no processo ou decisão: houve adesão por ata ou não houve adesão por ata.
Caso haja adesão por ata:
2.1.4 Adesão por Ata
O processo é finalizado, realizando a Adesão por Ata.
Caso não haja adesão por Ata:
2.1.5 Desvio exclusivo
Item que indica mais de um caminho a seguir no processo ou decisão: Contratação/aquisição através de dispensa ou Contratação/aquisição através de inexigibilidade.
Caso seja dispensa de Licitação:
2.1.6 Realizar Pesquisa de Preços para compor preço estimado
No caso de o requisitante não aceitar o item da Ata de Registro de Preços e/ou não haver ata vigente, a Compra se dará por dispensa de licitação, se o valor estimado for até R$ 54.020,41. Para se chegar no valor estimado será feita conforme Instrução Normativa Nº 65/2021 pelo SEANAM.
Para Dispensa de Licitação e para Inexigibilidade:
2.1.7 Finalizar pedido
Após a Pesquisa de Preços, o Analista de Mercado se reúne com o Comprador, que analisa as propostas obtidas e o Mapa de Preços lançados no SGA Compras. Estando todas as propostas válidas e com as condições de acordo com o pretendido, o pedido é finalizado pelo Analista de Mercado no SGA Compras.
No caso de inexigibilidade o analista de mercado fará o lançamento do preço/valor da proposta encaminhada pelo requisitante, pois nessa situação não há fornecedor concorrente.
2.1.8 Aguardar processo com RCO
Finalizado o pedido, o setor Requisitante providencia a assinatura da RCO, a pedido do SECOMP, e Abertura do Processo. O Processo é enviado ao SEAC e encaminhado ao SEANAM.
2.1.9 Anexar documentação ao processo
O Analista de Mercado irá anexar a pesquisa de preço realizada no processo e as Notas Técnicas pertinentes, se necessário, no SEI e no SGA Compras.
Entrada: RCO, Mapa de Preços e Notas Técnicas.
2.1.10 Analisar Processo
Analisar processo e instrução processual. Após, o processo é encaminhado ao SEOPEC para que seja gerada Ordem de Fornecimento, emitidos os documentos que comprove a habilitação do fornecedor e posterior envio ao SEOR para empenho. Verificar se a RCO possui todas as assinaturas necessárias.
2.1.11 Desvio exclusivo
Item que indica mais de um caminho a seguir no processo ou decisão: dispensa a pronta-entrega ou inexigibilidade ou dispensa com obrigação futura.
Para inexigibilidade ou dispensa com obrigação futura:
2.1.12 Elaborar minuta de contrato
Para os processos de contratação/aquisição através de dispensa ou inexigibilidade e com obrigação futura será necessária a elaboração de minuta de contrato ou documento instrumento hábil, como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço. Após, o processo será enviado à Procuradoria para análise.
A Procuradoria Federal irá realizar a análise processo e enviará seu parecer com apontamentos ao SEAC.
2.1.13 Enviar Processo para Procuradoria Federal
O SECOMP deve enviar processo para a Procuradoria Federal.
2.1.14 Analisar resposta
Analisar resposta enviada pela Procuradoria que podem ser referentes ao Requisitante e/ou ao SEAC.
2.1.15 Desvio exclusivo
Item que indica mais de um caminho a seguir no processo ou decisão: não há apontamento, há apontamento ao SEAC, há apontamento ao requisitante.
Caso haja apontamento ao requisitante:
2.1.16 Enviar processo ao Requisitante para atender apontamentos
O processo será devolvido ao requisitante para atendimento dos apontamentos da Procuradoria.
Saída: Processo.
2.1.17 Aguardar processo com acertos
Aguardar retorno do processo com acertos feitos pelo requisitante.
Entrada: Processo.
Caso haja apontamentos ao SEAC:
2.1.18 Responder apontamentos ao SEAC
O comprador fará os seus ajustes à minuta do contrato após o retorno do processo do requisitante, conforme apontamentos da Procuradoria Federal. Consolidará as informações e realizará as devidas alterações no processo.
Caso não haja apontamentos ou os apontamentos tenham sido sanados ou para dispensa a pronta-entrega:
2.1.19 Encaminhar processo ao SEOPEC
O processo será encaminhado com despacho ao Setor de Análise Operacional, SEOPEC, informando o nome da empresa e o valor para cadastrar a dispensa, ou apontando a inexigibilidade, no caso de não haver concorrente para o fornecedor em questão.
NOTA: Apontar a dispensa ou a inexigibilidade e fornecedor selecionado.
2.1.20 Consultar documentos do fornecedor
Consultar documentação para verificar regularidade do fornecedor. Documentação consultada: Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), Cadastro Informativo de Créditos não quitados do setor público federal (CADIN), Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS), Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT) e Certidão Negativa de Improbidade Administrativa (CNJ).
2.1.21 Desvio exclusivo
Item que indica mais de um caminho a seguir no processo ou decisão: fornecedor regular ou fornecedor irregular.
2.1.22 Solicitar regularização ao fornecedor
Em caso de fornecedor irregular, o Comprador especialista deverá entrar em contato com fornecedor solicitando sua regularização.
Em caso de prazo cumprido, o processo prossegue às atividades.
Saída: Solicitação de regularização ao fornecedor.
2.1.23 Aguardar 5 dias
Aguardar regularização do fornecedor em até 5 dias úteis.
2.1.24 Desvio exclusivo
Item que indica mais de um caminho a seguir no processo ou decisão: fornecedor regular ou fornecedor irregular.
Fornecedor Irregular:
2.1.25 Selecionar novo fornecedor
Em caso de não haver a regularização, será selecionado o próximo preço mais vantajoso.
Logo após, retornar ao item 2.1.26
Fornecedor regular:
2.1.26 Emitir Ordem de Fornecimento
A Ordem de Fornecimento gerada no SGA Compras já possui as informações da RCO (número do processo e natureza da despesa). O Analista Operacional fará o lançamento do valor da compra para que seja gerada a Ordem de Fornecimento.
Saída: Ordem de Fornecimento - OF.
2.1.27 Empenhar
Após emitir a Nota de Empenho, o Analista de Operação deverá providenciar/solicitar a assinatura da Nota pelo fornecedor.
A Ordem de Fornecimento será anexada ao processo e enviado com despacho ao Serviço de Orçamento-SEOR para realizar o subprocesso Executar Orçamento (Empenho) do DEFIN/SEOR.
2.1.28 Distribuir empenho
O SEOPEC irá receber processo do SEOR com Empenho realizado e distribuir empenho.
O fornecedor deverá assinar a Nota de Empenho.
2.1.29 Concluir processo
Para o caso de contratação/ aquisição que não possui contrato, o processo não irá para o SEFCON. O analista operacional irá emitir Extrato de Nota de Empenho, documento com informações (resumo) da Compra: Número do Processo; valor da compra; número do Empenho; natureza da despesa, fonte do recurso, Empresa favorecida (nome e CNPJ) e valor da compra.
Processo será enviado ao Requisitante para aguardo da entrega da mercadoria.
2.1.30 Desvio exclusivo
Item que indica mais de um caminho a seguir no processo ou decisão: possui contrato ou não possui contrato.
Não possui contrato:
2.1.36 Processo Finalizado
Processo enviado ao requisitante
Possui contrato:
2.1.37 Formalizar contratos
Para o caso de contratação/aquisição com obrigação futura será necessária a formalização de contrato.
O processo será enviado ao SEFCON e seguirá o Subprocesso Formalizar contratos.
Após elaborar contrato e publicar extrato de contrato no DOU, o SEFCON deverá encaminhar o contrato para o requisitante.
2.1.38 Processo Finalizado
O processo é finalizado no SEFCON.
Gestor de Serviço de Administração de Compras;
Comprador Especialista;
Analista de Pesquisa de Mercado;
Analista Operacional de Compras;
Serviço de Orçamentação (DEFIN/SEOR);
Serviço de Formalização de Contratos (DECOM/SEFCON).
Requisitantes;
Administrador do Pedido de Compras;
Serviço de Administração de Compras (SEAC);
Seção de Compras Especializadas (SEAC/SECOMP);
Setor de Análise de Mercado (SEAC/SEANAM);
Setor Operacional de Compras (SEAC/SEOPEC);
Procuradoria Federal;
Serviço de Orçamentação (DEFIN/SEOR);
Serviço de Formalização de Contratos (DECOM/SEFCON).
Tabela I – Registros
Identificação |
Armazenamento |
Proteção |
Recuperação |
Código de classificação |
Tempo de retenção |
Disposição |
Pedido de Compras |
SGA- Compras |
CPF e senha |
Número do Pedido |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido |
Tempo de retenção associado a sua classificação |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação |
Nota Técnica |
SEI |
Login Único Fiocruz |
Número do Processo |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido |
Tempo de retenção associado a sua classificação |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação |
Mapa de Preços |
SGA- Compras |
CPF e senha |
Número do Pedido/ Número do Grupo |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido |
Tempo de retenção associado a sua classificação |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação |
Processo SEI |
SEI |
Login Único Fiocruz |
Número do Processo |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido |
Tempo de retenção associado a sua classificação |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação |
Parecer da Procuradoria Federal |
SEI |
Login Único Fiocruz |
Número do Processo |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido |
Tempo de retenção associado a sua classificação |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação |
Ordem de Fornecimento (OF) |
SGA-Compras |
CPF e senha |
Número do Pedido |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido |
Tempo de retenção associado a sua classificação |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação |
Anexo I - Fluxograma do Processo Realizar Contratação / Aquisição Através de Dispensa ou Inexigibilidade.
| Documento assinado eletronicamente por LORENZO THEODORO BORGES, Prestador(a) de Serviços, em 19/10/2022, às 09:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por RENATO TRISTAO DOS SANTOS, Chefe do Serviço de Administração de Compras, em 19/10/2022, às 11:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por ALEX LIMA DE CARVALHO, Chefe do Departamento de Operações Comerciais, em 21/10/2022, às 15:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.fiocruz.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2111638 e o código CRC 19ECB394. |
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Referência: Processo nº 25380.003536/2022-02 |
SEI nº 2111638 |