Timbre

 

Cogead

Coordenação – Geral de Administração

 

 

Título:

Cadastrar Bens e Serviços Novos

 

GESTOR DO DOCUMENTO

DECOM/SEAC/SQF

CÓDIGO DO PROCEDIMENTO

RMP 020005110/003

 

Nome do responsável pela elaboração

Lorenzo Theodoro Borges

 Nome do responsável pela revisão

Alan de Souza Anselmé

 Nome do responsável pela validação

Paulo Roberto Barcelos Silva

 Nome do responsável pela aprovação

Alex Lima de Carvalho

 

VIgência: DOIS ANOS

VERsão:

05/2022

 

Histórico de Revisões

N° da Versão

Descrição e/ou itens alterados

 00

 Criação do procedimento.

 01

 Processo passou do QPR para o Bizagi.

 02

 Revisão do Processo (metodologia e atividades).

 03

 Atualização das informações

 04

 Atribuída nova vigência ao procedimento e atualizado para novo modelo da Cogead. Onde constava Seção de Cadastro de Materiais passa a constar Seção de Qualificação de Fornecedores), pois as atividades do antigo “Catálogo” permanecem no SEAC dentro do SQF; Item 1 – Regras do negócio foram inseridas; Item 2.1.1 - Prazo para solicitações com mais de cem itens alterado de três dias úteis para cinco dias úteis. Item 2.1.2 – Incluídos o segundo e último parágrafos. Excluída “garantia (mínima de acordo com o empenho)” do último parágrafo de forma a não direcionar a algum fabricante. Item 2.1.3 alterado de: “especificação adequada ou especificação inadequada” para “solicitação correta ou solicitação incorreta.” Item 2.1.4 título alterado de “verificar solicitação” para “analisar catálogo no SGA” e foi incluído último parágrafo. Item 2.1.6 título alterado de “efetuar cadastro” para “realizar cadastro do item”. 2.1.7 excluídas as informações “sua classificação e conta SIAFI”, uma vez que somente é informado o código do ítem ao requisitante. Nos demais itens foram feitos alguns ajustes e melhorias pontuais no texto. Item 3 – incluída tabela de registros e tempo de guarda dos e-mails (registros) definido (ainda será definido pelo SAM, posteriormente encaminharemos a eles).

 05

Item 1 - Foi inserida a Lei 14.133/2021 nas regras do Negócio;

Item 2.1.1 - Alterado o Início; Os prazos para análise de solicitação foram alterados;

Item 2.1.2 - O local onde se encontra a descrição do código CATSER foi atualizado;

Item 2.1.10 - Alteração de Fim "Solicitação devolvida para adequação" para Terminate "Solicitação devolvida para adequação";

Item 2.2 - Retirado o Ator Unidade Requisitante;

Item 3 - Alteração do código de classificação, tempo de retenção e disposição na Tabela I - Tabela de Registros;

Item 4 - Atualização do Anexo I - Fluxograma do Processo Cadastro de Bens e Serviços Novos.

 

 

 

 Sumário

 

Relacionar somente o número do item e o título correspondente. Não deve conter numeração de página. Por se tratar de um documento elaborado no Sistema Eletrônico de Informação – SEI, este não enumera páginas.

 

1      Identificação

 

Processo:

Gerir Compras;

 

Subprocesso:

Cadastrar Bens e Serviços Novos;

 

Responsáveis:

Seção de Qualificação de Fornecedores – DECOM/SEAC/SQF e Unidades Requisitantes;

 

Clientes:

Unidades Requisitantes;

 

Regras do negócio:

Todos os itens para estarem ativos no catálogo devem possuir CATMAT ou CATSER.

Lei nº 8.666/1993, Art. 14: Art. 14. “Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto”

Lei nº 8.666/1993, Art. 25, inc. I: “...vedada a preferência de marca.”

Lei nº 8.666/1993, Art. 15 § 7º, inc. I: “a especificação completa do bem a ser adquirido sem indicação de marca;”

Lei nº 10.520/2002, Art. 1º Parágrafo único: As especificações deverão ser aquelas “usuais no mercado”.

Lei nº 10.520/2002, Art. 3º, inc. II: “a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição;”

Lei nº 8.666/1993, Art. 6º, Inc. IX: “conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar o objeto da licitação”

Lei nº 8.666/1993, Art. 7º § 5º: “É vedada a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas”.

Decreto nº 10.024/2019, Art. 3º, Inc. I, alínea a: “definição precisa, suficiente e clara do objeto”

Decreto nº 10.024/2019, Art. 3º, Inc. II: “especificações reconhecidas e usuais do mercado”.

Lei nº 14.133/2021, Art. 40º, § 1º: “especificação do produto, preferencialmente conforme catálogo eletrônico de padronização, observado os requisitos de qualidade, rendimento, compatibilidade, durabilidade e segurança”.

 

 

2      Elementos do processo

 

2.1     Itens do fluxograma

 

 

2.1 Elementos do processo

 

2.1.1  E-mail - Solicitação de cadastro

Receber solicitação de cadastro de bens ou serviços via e-mail de áreas ou Unidades Requisitantes.

O cadastro de materiais no SGA-Almoxarifado é feito para toda Fiocruz, exceto para Biomanguinhos, Farmanguinhos, COGIC, ICICT, IOC e INCQS.

A Seção de Qualificação de Fornecedores (DECOM/SEAC/SQF) tem dois dias úteis para analisar a solicitação com menos de vinte itens e responder ao requisitante. Para solicitações entre vinte itens e quarenta e nove itens, o prazo passa a ser de cinco dias úteis. Para solicitações a partir de cinquenta itens, o prazo passa a ser de dez dias.

As Unidades Requisitantes farão a solicitação de cadastro de itens de materiais sempre que necessário abrir pedido de compras no SGA-Almoxarifado e o item não constar no Catálogo de Materiais do SGA-Almoxarifado.

As solicitações sempre deverão ser enviadas para o e-mail: catalogo@fiocruz.br.

Entrada: solicitação via e-mail.

 

2.1.2  Analisar solicitação

A descrição encaminhada pelo requisitante deve conter informações básicas (resumidas) ou a que constar no CATMAT/CATSER, qualquer informação que direcione a um fabricante a solicitação será devolvida ao requisitante para ser adequada.

Junto à descrição do item o requisitante deverá informar o código CATMAT/CATSER. Caso não informe, a solicitação também será devolvida para adequação.

Observações: Toda solicitação de serviço a ser cadastrada (Pessoa Física, Jurídica, Consultoria e Locações) precisa ser encaminhada via e-mail com cópia do Termo de Referência ou Projeto Básico para comparação do Objeto da Contratação com a descrição do CATSER;

Orienta-se que a descrição para bens de consumo/expediente seja encaminhada com as seguintes características: tamanho, cor, tipo de material de sua fabricação, capacidade e unidade de medida;

Orienta-se que a descrição para bens permanentes seja mais detalhada, com as seguintes características: tamanho, cor, tipo do material de sua fabricação, capacidade e voltagem.

A partir dos critérios citados acima, será analisada toda descrição do item e juntamente com o código CATMAT/CATSER encaminhados pelo requisitante, realizar consulta no https://catalogo.compras.gov.br/cnbs-web/busca para verificar se a descrição corresponde ao código CATMAT/CATSER informados.

O mesmo vale para os casos de serviços. A descrição do objeto da contratação que consta no Projeto Básico/Termo de Referência, precisa estar de acordo com o Serviço solicitado e de acordo com a descrição do código CATSER que consta no https://catalogo.compras.gov.br/cnbs-web/busca.

Caso não estejam de acordo, a solicitação será considerada incorreta e devolvida ao requisitante.

 

2.1.3  Desvio exclusivo

Item que indica mais de um caminho a seguir no processo ou decisão: solicitação correta ou solicitação incorreta.

 

Caso a Solicitação esteja correta:

2.1.4  Analisar catálogo no SGA

Caso a solicitação esteja correta, será verificado se o item solicitado está cadastrado no Catálogo – do Sistema SGA-Almoxarifado.

Se houver material com especificação próxima, será verificado com requisitante se atende ao que foi solicitado.

Observação: Sempre que uma solicitação é recebida será verificado se o item está cadastrado no Sistema SGA Almoxarifado, isso evita que os itens sejam duplicados. Pode ser que o item esteja cadastrado e o requisitante não o tenha localizado, por isso também a necessidade de verificação.

Caso item já exista e esteja inativado, devido a falta do código CATMAT/CATSER, ele poderá ser ativado após o código CATMAT/CATSER ser informado.

 

2.1.5  Desvio exclusivo

Item que indica mais de um caminho a seguir no processo ou decisão: item já cadastrado ou item não cadastrado.

 

Item não cadastrado:

2.1.6  Realizar cadastro do item

Caso o item não exista, seu cadastro será realizado no SGA-Almoxarifado com as informações encaminhadas pelo requisitante.

Nesse caso será gerado novo código para o item em questão. Cada item deve ser classificado também na conta SIAFI correspondente.

Saída: código do item gerado.

 

Item cadastrado:

2.1.7  Informar código do catálogo para o requisitante

Enviar e-mail para o requisitante informando o código do item solicitado.  

Em caso de alguma mudança na classificação do item, será informado ao requisitante no momento do retorno, via e-mail.

Exemplo: ao solicitar cadastro o requisitante pode ter usado a classificação como bem de consumo, mas após a análise, se trata de um bem permanente.

Saída: e-mail com código do catálogo para requisitante.

 

2.1.8  Solicitação finalizada

Código do item enviado ao requisitante via e-mail e controles internos da área atualizados.

Saída: código enviado via e-mail.

 

Caso a solicitação esteja incorreta:

2.1.9  Devolver ao requisitante para ajustes

A solicitação incorreta poderá ser devido a descrições incompletas, informações incorretas, descrição direcionada a algum fabricante ou ausência do código CATMAT/CATSER. Em todos esses casos as solicitações serão devolvidas, via e-mail, ao requisitante para correção.

 

2.1.10  Solicitação devolvida para adequação

Solicitação devolvida via e-mail informando quanto a ausência de informação ou necessidade de correção da descrição.

Saída: E-mail devolvendo solicitação.

 

2.2     Atores

Seção de Qualificação de Fornecedores - DECOM/SEAC/SQF.

 

2.3     Áreas de Interação

 

1.1.1 Unidade Requisitante

As Unidades requisitantes serão responsáveis em encaminhar as solicitações via e-mail com as informações necessárias para que o cadastro do item seja efetuado. É obrigatório o envio do código CATMAT/CATSER.

 

3.     Registros

                                                                                Tabela I – Registros

Identificação

Armazenamento

Proteção

Recuperação

Código de classificação

Tempo de retenção

Disposição

Solicitação do requisitante

E-mail

Login e Senha

Data

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação.

Cadastro do item no SGA-Almoxarifado

SGA-Almoxarifado

Login e Senha

Código do item cadastrado

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação.

 

4.      Anexos

Anexo I – Fluxograma do Processo Cadastrar Bens e Serviços Novos.

 

                                                                          


logotipo

Documento assinado eletronicamente por LORENZO THEODORO BORGES, Prestador(a) de Serviços, em 19/10/2022, às 09:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Alan de Souza Anselmé, Prestador(a) de Serviços, em 19/10/2022, às 14:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por PAULO ROBERTO BARCELOS DA SILVA, Chefe da Seção de Qualificação de Fornecedores, em 19/10/2022, às 15:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ALEX LIMA DE CARVALHO, Chefe do Departamento de Operações Comerciais, em 21/10/2022, às 15:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.fiocruz.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2108191 e o código CRC 2B105BC8.



Após a impressão a cópia deste documento passa a ser considerada como "Cópia não Controlada".  

Referência: Processo nº 25380.003518/2022-12                                                                                                                                                     

SEI nº 2108191